13 de junho de 2012

Porque um Psicologo?parte II

A psicologia da saúde, que tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e à prevenção da doença, resulta da integração das contribuições específicas de diversas áreas do conhecimento psicológico (psicologia clínica, psicologia comunitária, psicologia social, psicobiologia) que tinham por objetivo a promoção de saúde e a prevenção em todos seus níveis.

Outro objetivo é difundir uma visão biopsicossocial de cada indivíduo, entendendo-o como parte fundamental para a qualidade de vida social. Segundo Bock & Cols, a prevenção de doenças mentais significa criar estratégias para evitar o seu aparecimento. Um de seus desafios é elaborar projetos que visem o bem-estar social, para que as psicopatologias sejam evitadas, amenizadas ou bem aceitas pela comunidade.
A intervenção de psicólogos na saúde, além de contribuir para a melhoria do bem-estar psicológico e da qualidade de vida dos clientes dos serviços de saúde, pode também contribuir para a redução de internações hospitalares, diminuição da utilização de medicamentos e utilização mais adequada dos serviços e recursos de saúde
Finalmente, também é esperado que o psicólogo contribua na relação da equipe multidisciplinar dos profissionais de saúde e sirva de mediador entre eles e os pacientes.
A Psicologia da saúde também demostra seus aspectos em ajudar pessoas,nos mais diversos problemas,ou seja abrange o seu conhecimento ás mais diversas areas da psicologia num todo,mais não é por abrangir todo esse conhecimento que a psicologia da saúde se torna tão importante pelo contrario ela se torna mais interessante por que mostra toda sua especialidade no trabalho profissional e na orientação de quem tem duvidas na escolha de quais psicologias.Ela mostra a sua realidade na profissão,no estudo,e na tática de aprendizagem.




Seguidores